27 janeiro 2011

Backsliders - FTW Blues (1986)



Realmente, estas linhas são, de coração, para bandas como Backsliders. Vindo da gélida Finlândia, três amigos motoqueiros, amantes de uma vida onde se aproveitassem seus prazeres mais simples - beber e transar - montaram este conjunto sem pretensão alguma. Marko Asser Hirsma (voz e baixo), Danny Eklund (guitarra) e Ana haglund (bateria) formaram uma legião de fãs com seu rock ´n´ roll básico e sujo. Sua música ficou praticamente limitada aos bares por onde tocavam e achar seus discos hoje em dia é realmente complicado, principalmente os três primeiros.

“National Nightmare” é seu terceiro registro e o último como um trio. Aqui tudo cheira a graxa, gasolina e garagem. Ao contrário dos conjuntos onde seus membros se apresentavam como motoqueiros sobre Harleys incrementadas de acessórios reluzentes, este trio estava sobre grandes motos estouradas, de uma simplicidade ímpar, que eles mesmos montavam de acordo com suas vontades.

Impossível escutar sua música e não se impressionar com algo tão espontâneo. Canções como a faixa-título, “Gotta Be Right” e “Undertaker”, com suas incríveis linhas de contrabaixo, que quase solam no decorrer das canções. Ou ainda o refrão rebelde e pegajoso de “Hear Me Howlin” e o cover para “Snakeskin Cowboys” de Ted Nugent, que são meros aperitivos para o que é realmente este álbum. A quantidade de motoqueiros que angariavam como fãs aumentava por onde tocassem.

Após este registro, a banda adotou mais dois membros em sua formação e continuaram lançando seus sempre bons discos, com um ou dois covers sempre presentes. Mas no decorrer dos anos de estradas e bares, mais precisamente em 1991, seu mais novo guitarrista Albert Järvinen é encontrado morto num quarto de hotel em Londres após uma festinha particular. Apesar de ter apenas 40 anos, a condição física de seus órgãos era de um homem de 70 anos! Conseqüência de uma vida de excessos... Mas as tragédias não param por aí, pois em 2001 Marko, a voz e um dos membros fundadores do Backsliders, é encontrado morto em um estacionamento. Modo como morreu? Assassinado a tiro.

Uma pequena banda que norteou sua carreira com drogas, tatuagens, álcool, tragédias e tudo o mais que possa rolar no underground. Muitos podem detestar tudo isso, porém Backsliders viveu sua música. Sempre tendo a motocicleta como parte principal de sua imagem, nunca mudaram sua atitude para atingir novos mercados, mas deixaram sua marca com oito grandes discos e inúmeros EPs.



Line-Up

Marko Asser Hirsma (vocals and bass)
Danny Eklund (guitars)
Ana haglund (bateria)


Nenhum comentário:

Postar um comentário